quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O Que É Ser Livre?


 
 

Respeitar a liberdade e o espaço alheio é algo que ouvimos falar constantemente, mas os invasores da liberdade estão nos mais diversos locais e quantos nem se apercebem que estão a violar um direito que tanto defendem.
 
 
 
Imagens da Net
 
  
"Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda"
Citação de Cecília Meireles
 
Será que toda a gente entende realmente o verdadeiro sentido do que significa: Liberdade individual?

 
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
 
 

28 comentários:

  1. Olá Janita, boa noite!

    Depois comento…vai ao blogue da Adélia.

    Beijinhos com carinho
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susana!

      Um beijinho, amiga!

      Eliminar
    2. Posso deixar um abraço à Susana?

      Eliminar
    3. Isso já nem se pergunta, meu amigo!

      Logo que não te esqueças do meu:))))

      ;)

      Eliminar
    4. Obrigada, Argos!

      Também para ti.
      Susana

      -~~~~~~~~

      Querida Janita!

      Beijinhos e um sorriso
      Susana

      Eliminar
  2. "Meu pensamento
    é como o vento
    podem prende-lo
    matá-lo não"
    ____________

    "A única e autêntica liberdade do ser humano é a do espírito, de um espírito não contaminado por crenças irracionais e por superstições talvez poéticas em algum caso, mas que deformam a percepção da realidade e deveriam ofender a razão mais elementar."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prender o pensamento, Rogério? Nunca!
      Ele é livre como o vento!

      Acho que Saramago caiu aqui numa certa contradição! Para quem dizia que a verdadeira liberdade do ser humano está num espírito não contaminado sequer por superstições poéticas(?) escreveu belos poemas que não ofenderam a razão de ninguém. Muito menos a mais elementar forma de ser razoável!
      Já sei...vai dizer que Saramago nunca deformou a percepção da realidade. Mas se todos os poetas o fazem...:)

      Beijinhos em sã e amigável liberdade!

      Eliminar
  3. Janita,

    Liberdade é não perder a capacidade de sonhar.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Argos!

      Se calhar é por isso que me vou sentindo cada vez mais prisioneira...

      Será que teve influência uma história que hoje me contaram? Com humor negro não há sonho que aguente!:))

      Beijinhos e abraços grandes!

      Eliminar
    2. Define humor negro

      Abraço grande

      Eliminar
    3. Humor a dar para o azar...é humor negro! E para ti?

      Beijinhos.

      Eliminar
    4. Por vezes...o leme do sonho!

      Abraço grande

      Eliminar
    5. Então, eu gostaria de ser o timoneiro... Que bom seria!:)

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Acho que a citação de Mandela resume tudo.
    E se ele sabia o que era liberdade!!
    De espírito, de pensamento, de crença.
    Essas nunca lhe foram roubadas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como sabia, Pedro!

      Liberdade e a falta dela! Nem os 27 nos de cativeiro lhe esmoreceram o desejo de lutar pela liberdade do seu povo. Homens desses vão-se extinguindo por falta de sucessores.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Olá, Janita!

    No sentido mais lato da palavra,liberdade será mais sonho lindo que se alimenta do que realidade possível. Já que ninguém, por uma ou outra razão, alguma vez conseguirá ser inteiramente livre - nem mesmo vivendo vida de eremita...

    E depois, liberdade poderá significar coisas bem diferentes, para diferentes pessoas.

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor.

      Daí a minha pergunta/título! Acho que ninguém é completamente livre. Há sempre condicionantes que limitam o ser humano.

      Na verdade, aquilo que para uns significa ser livre, para outros será uma espécie de prisão. Ser rico, possuir muito dinheiro, poderá parecer uma forma de liberdade, por tudo poder obter. Muitas vezes funciona de forma inversa...:)

      Beijinhos amigos, Vitor!

      Eliminar
  6. Querida amiga
    Quando for verdadeiramente livre, dir-te-ei o que é sê-lo.
    Prometo.

    Beijocas para Norte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo.

      Podes ir tirando o cavalinho da chuva, porque jamais mo dirás!

      Prometes? Olha que promessa é dívida!

      Oh, amigo da onça...nem me disseste se gostaste da minha versão da tua canção preferida dos Beatles. Andas a comer muito queijo, andas!

      Beijocas para a outra banda a Sul do Tejo!:)

      Eliminar
    2. "... nem me disseste se gostaste da minha versão da tua canção preferida dos Beatles ..."

      Estás a falar de quê?
      Queres ver que estou a ficar senil? ;)

      Eliminar
    3. Senil, tu, Observador? Estás fino como um alho ( percebes esta pronúncia do Norte?) :)

      Não te vou dizer nadica de nada...hoje é dia de namorar e não de dar explicações! Lol

      Vê o que me disseste no post dos Beatles e a resposta que te dei , mais o link que te deixei! :((

      Já lá irei ao teu canto ver se estás lá ou se foste comemorar o S. Valentim!!!

      Beijocas com muita chuva nortenha.

      Eliminar
  7. Querida amiga Janita,deixas-me babada com os teus mimos,obrigada por gostares das minhas postagens com pinturas,sim eu também gosto muito e por isso as publico,quando gosto delas.Espero que andes melhor,amiga.
    Um grande beijinho
    Miuíka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Miuíka, babada, porquê? Só digo o que penso e sinto! Uma coisa é certa, não há blog mais colorido e com as mais belas obras de Arte, do que o teu!
      Dos olhos ando melhor e a diabetes, também está controlada. Estive hoje na minha médica e estava tudo bem. Só tenho de ir controlando a glaucoma. Quem me havia de dizer que em menos de 3 anos me chegassem tantas maleitas . Deve ser a tal PDI...

      Um grande beijinho de muita amizade.

      Janita

      Eliminar
  8. ~ ~ ~ Na minha opinião, a liberdade absoluta não existe. Há sempre elos, sempre condicionantes, normas sociais e a necessidade de ganhar o sustento. ~ ~ ~
    ~ Um dia de S.Valentim muito agradável e bom fim de semana. ~
    ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha também não, Majo! Já o disse ao amigo Vitor, ora vai lá ver!!

      Estes "Dias" foram inventados só para haver mais consumo. Pela parte que me toca, nicles!!:))

      Beijinhos e uma boa noite de S. Valentim! :)

      Eliminar
  9. Também concordo que, não existe a liberdade por completo. O exemplo “rico” pode nos dar bem-estar e conforto, mas não significa uma vida feliz.

    Beijinhos e um sorriso
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei o exemplo do dinheiro, como poderia dar outro qualquer, Susana!

      Toda a gente diz que o dinheiro não traz felicidade - e é certo - mas quase todas as pessoas fazem o euromilhões!_)

      Beijinhos!:))

      Eliminar
  10. Liberdade é para mim um conceito sagrado, que é mais importante que quase todos os outros.
    É ter o direito de pensar livremente e de expressar esse pensamento.
    É tolerar quem pensa diferente e riscar do dicionário a palavra intolerância.

    ResponderEliminar