quarta-feira, 19 de abril de 2017

FLOR DE LARANJEIRA.

Antes que o temporal e a ventania, que se verificou durante esta madrugada, deixasse nua a laranjeira que há no quintal da minha vizinha, mas cujos frutos saboreamos de meação, tal como o muro que nos separa, fui, quando o sol despertou, fotografar as belas e perfumadas flores que ainda restavam na laranjeira.
Pena não vos poder fazer chegar o maravilhoso e etéreo perfume que delas se desprende. :)




Teu corpo claro e perfeito,
– Teu corpo de maravilha,
Quero possuí-lo no leito
Estreito da redondilha...

Teu corpo é tudo o que cheira...
Rosa... flor de laranjeira...


Teu corpo, branco e macio,
É como um véu de noivado...

Teu corpo é pomo doirado...

Rosal queimado do estio,
Desfalecido em perfume...

Teu corpo é a brasa do lume...

Teu corpo é chama e flameja
Como à tarde os horizontes...

É puro como nas fontes
A água clara que serpeja,
Quem em antigas se derrama...



Volúpia da água e da chama...

A todo o momento o vejo...
Teu corpo... a única ilha
No oceano do meu desejo...

Teu corpo é tudo o que brilha,
Teu corpo é tudo o que cheira...
Rosa, flor de laranjeira...






 Manoel Bandeira, in “A Cinza das Horas”


***************************************************************************

************************************************


18 comentários:

  1. Belíssimo! Palmas.
    E bjis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu espaço estava a precisar de algo perfumado e lindo, depois do post anterior, José. Fico muito contente por lhe ter agradado tanto. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Adoro o cheiro da flor de laranjeira.
    Fizeste bem em deixar este cheirinho...
    bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda apanhei um cestinho de flores, que estavam caídas em cima do muro, Papoila. O perfume destas pequenas e alvas flores é único...:)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Tu não consegues, mas o Manoel Bandeira, sim ! :)
    Uma belíssima ligação da laranjeira, da sua flor e do seu cheiro a
    este delicioso poema erótico ! :)

    Beijo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi por isso que escolhi este poema, Rui. :)
      Só ele traduz e nos consegue fazer sentir o doce aroma da flor de laranjeira.

      Curiosamente, o título do poema é mesmo «Poema Erótico», acontece que não o escrevi por não ver erotismo nestas palavras, já viste?
      Acho-o tão puro e belo que só me lembra o murmúrio da água de um regato e, porque não; o sonho de alguém enamorado e sonhador. Para além de desejo, vejo deslumbre, adoração...

      Um beijinho. :)

      Eliminar
  4. Não se sente mas imagina-se o perfume que daí se despende.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para imaginar, não dá, Pedro? Uma delícia! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Maravilhoso querida amiga, infelizmente nao sei o que se passa mas a laranjeira que os meus pais têm na quinta não vinga ,dá sempre flor mas depois o fruto não desenvolve ao contrário das outras árvores de fruto que sempre dão ,sei como é lindo ver tudo florido especialmente as amendoeiras que neste momento já estão carregadas de amêndoas ,beijinhos muitas felicidades querida amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente precisará ser sulfatada, atempadamente, não, Emanuel? Não sei qual o produto, mas vejo-o muitas vezes de maquineta ao ombro e máscara protectora, a pulverizá-la.
      Mas os seus pais devem saber.
      É verdade, esta estação é linda, pelo colorido das árvores que enfeitam os nossos campos.

      Um beijinho Emanuel, obrigada.:)

      Eliminar
  6. Gosto do poema, gosto das flores de laranjeira, gosto do perfume das flores e também o dum corpo deitado languidamente sobre...
    Onde é que isto já ia!

    Beijokas cheirando a sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumindo, meu amigo, gostas de tudo o que é belo e perfumado.
      Agora, isso do corpo deitado 'languidamente sobre...'é que eu não tenho por aqui...por enquanto. Porque quando vier o calor arranja-se uma rede espreguiçadeira, de balouçar, e prende-se ao limoeiro e à laranjeira, mas cá sem essa coisa de languidez...é para ler um livro de olhos bem abertos e quando se fecharem é para dormir a sesta.

      Beijokas com cheiro a pétalas de camélia. :)

      Eliminar
  7. Um belíssimo poema que não conhecia. O perfume das flores de laranjeira? Na minha infância tinha uma laranjeira no quintal... E um laranjal a menos de 200 metros.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O poema é muito belo, sim, Elvira.

      Todos nós temos preso às recordações da infância, as memórias de cheiros vários. Eu tenho o da flor de limoeiro e das ervas aromáticas, que havia lá no nosso quintal.
      Laranjeiras havia-as no Monte.
      Um abraço, Elvira.

      Eliminar
  8. Flor de laranjeira, tem um perfume terno, ainda de infância!
    Olá, Janita, vi seu comentário no Pedro Luso, por acaso é meu marido, rs. Vim conhecê-la e ao seu lindo blog, o qual estou passeando um pouco por cá. Então... muito prazer em conhecê-la!!
    Voltarei!
    beijo pra você.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Taís.
      Quanto gosto me dá vê-la por aqui! :)
      Já tinha dito ao Pedro que iria visitar o seu blog, mas ainda não calhou.
      Tenho a certeza que irei gostar muito de lá.
      Aproxima-se um fim de semana prolongado e o meu tempo ficará mais livre.
      O prazer é todo meu. :)

      Um beijinho e obrigada pelo simpático comentário.
      Volte sempre, será muito bem-vinda.

      Eliminar
  9. Inspirada, Janita! Ainda bem que gostas de partilhar.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma gosto de partilhar o que gosto, correndo o risco de não agradar a gregos e troianos, mas fazer o quê?
      Ainda bem que gostaste, só prova que tens bom gosto, A.C. :))

      Um beijinho. :)

      Eliminar